Digite o conteúdo desejado

Redação ENEM e a interdisciplinaridade

Filonared
  • Por: Guilherme De Franco
  • data publicação: 15/03/2020 20:30:46

Você sabia que a transversalidade e a interdisciplinaridade podem te ajudar muito na redação do ENEM?


Interdisciplinaridade e transversalidade na escrita de uma redação


Além do domínio das estruturas de escrita e das normas linguísticas, a argumentação bem fundamentada representa uma importante ferramenta para se desenvolver um texto satisfatório para o vestibular.
O acúmulo de teorias na construção de um arcabouço intelectual, implica necessariamente na aplicação destes conhecimentos de forma que haja uma ligação lógica entre os elementos que tangenciam as diversas áreas do conhecimento. Essa interação das disciplinas em torno de um mesmo tema é o que denominamos de abordagem interdisciplinar.
Embora os interesses de cada disciplina permaneçam preservados, a interdisciplinaridade promove a integração de conceitos em torno de um tema que possa ser relevante para a realidade do aluno.
Na redação do ENEM, por exemplo, o aluno se depara com temas que possuem quase sempre uma transversalidade. Temas transversais são aqueles que permitem conectar conhecimentos teóricos sistematizados com a realidade do indivíduo e suas práticas do cotidiano. Desta maneira, evitamos a fragmentação do conhecimento buscando formas de compreender o mundo como um todo. Já parou para pensar que nesse momento, enquanto você lê esse texto, você é ao mesmo tempo um sujeito histórico em um contexto geopolítico específico, com reações químicas e físicas que estão definindo suas funções biológicas a cada instante? E que ao buscar o sentido disso através de uma lógica, estamos filosofando sobre a realidade? Tudo está acontecendo ao mesmo tempo, a realidade é simultânea. As disciplinas podem ser integradas de forma holística, ou seja, interdisciplinar. 
Todavia, utilizar as referências de diversas disciplinas como História, Filosofia e Sociologia requer conhecimento e prática. Uma dica importante para não fugir do tema é aprender a escolher e adaptar essas teorias e ideias ao seu texto.
Quais seus autores de referências para cada eixo temático? É possível que a resposta venha com o tempo após muita leitura e estudo, mas essa prática te ajudará, sem dúvida nenhuma, a relacionar melhor os temas e as possíveis teorias. Utilize o que estiver a seu favor para enriquecer sua redação.
 

Boa leitura, bons estudos e uma excelente escrita.

*Na nossa plataforma (FILONARED) nos dedicamos a esse trabalho de selecionar, explicar e adaptar as teorias de diversas disciplinas para que o aluno possa aplicar com segurança em seus textos dissertativos-argumentativos, elevando a nota da redação. 

Compartilhe: